o que é otite ?

É a inflamação do ouvido, cuja denominação médica mais correta é orelha. A orelha é dividida em três partes: orelha externa, média e interna.

Normalmente temos dois tipos de otites: otite externa e otite média (o termo otite interna não é usado e a inflamação dessa parte do ouvido não é considerada propriamente uma otite).

o que é otite crônica ?

O termo "crônico" quer dizer que algo dura um tempo maior, que é uma doença que já existe há mais tempo (geralmente em medicina as doenças começam a ser consideradas "crônicas" quando duram mais de 6 meses).

A otite crônica é quando a inflamação da orelha já existe há mais tempo, normalmente há muitos anos. O paciente com otite crônica costuma apresentar secreção no ouvido (ouvido purgando, o que é chamado pelos médicos de otorreia), que vai e volta, muitas vezes sem dor.

Perfuração da Membrana do Tímpano          A otite crônica normalmente é consequência de uma perfuração do tímpano. Com o tempo, além do tímpano perfurado, os ossículos (martelo, bigorna e estribo) que ficam dentro do ouvido também começam a erodir (serem corroídos pela inflamação).

Quem tem otite crônica deve evitar a todo custo molhar o ouvido doente, pois isso quase sempre desencadeia inflamações e períodos de secreção pelo ouvido.

A cirurgia para resolução da otite crônica simples chama-se timpanoplastia, podendo ser feita a recontrução da cadeia ossicular no mesmo tempo cirúrgico.

Veja aqui sobre colesteatoma.